Skip to content

Nossos Serviços

Porque nos escolher

Metodologia Prática:

Nossos programas são desenhados com base em metodologias práticas e aplicáveis, garantindo que o aprendizado seja imediatamente implementado na rotina dos profissionais. Trabalhamos com estudos de caso, simulações e atividades interativas que refletem os desafios do dia a dia na Assistência Social.

Equipe de Especialistas:

Nossa equipe é composta por profissionais altamente qualificados e experientes na área de Assistência Social. Eles trazem um vasto conhecimento técnico e prático, assegurando que você receba as melhores orientações e capacitações.

Foco na Qualidade:

Estamos comprometidos com a qualidade e a eficácia dos nossos serviços. Monitoramos continuamente o impacto das nossas consultorias e formações, buscando sempre aprimorar e adaptar nossas abordagens para atender às necessidades específicas dos nossos clientes.

O que fazemos?

Ajudamos a sua equipe a alcançar novos patamares de excelência na Assistência Social!

Consultoria Especializada

Formação Continuada

Atualização dos conhecimentos, habilidades e atitudes dos trabalhadores do SUAS, promovendo o fortalecimento da Politica Pública da Assistência Social.

Clique nos serviços para ver mais detalhes:

Formação de Gestores no Setor Público

Esta “GPS de Aprendizagens” faz parte do conjunto de ações que a SUAS Consultoria está promovendo para o desenvolvimento de Gestores Públicos qualificados com competências técnicas e comportamentais ,necessárias para uma performance de excelência, conectada aos novos desafios apresentados pelos Órgãos e Entidades da Administração Pública. O foco em “Gestores Municipais” tem como propósito apresentar o Sistema Único de Assistência Social – SUAS, como é organizado, os tipos de proteção; o que compete ao município de acordo com a Lei Orgânica da Assistência social; as ações de assistência social no âmbito das entidades e organizações de assistência social; as instâncias deliberativas ; instrumentalizando-os com conhecimentos científicos e tácitos, ou seja, conhecimentos obtidos com a prática, que está relacionado especificamente à experiência dos colaboradores; técnicas e atitudes que tragam eficiência e eficácia em sua gestão.

Supervisão Técnica Especializada

Consiste em gerar nas equipes técnicas e gestores uma visão reflexiva, crítica e construtiva sobre os modelos de atuação profissional aplicados nos atendimentos e acompanhamentos das famílias e indivíduos, que recorrem a Política da Assistência Social, na busca pela oferta por serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais. A Supervisão Técnica Especializada consiste em discutir a prática e avaliar seu nível de efetividade em relação ao que se aplica sobre o que se sabe.

Capacitação para Conselheiros

Esta capacitação tem o propósito de aprimorar a capacidade institucional dos conselhos de Assistência Social , promovendo o desenvolvimento dos conhecimentos e atitudes individuais e coletivas relacionadas ao exercício do controle social da Política de Assistência Social por parte dos seus membros, bem como torná-los autônomos e  aptos a utilizarem de competências técnicas e teóricas, experiências vivenciadas ,na defesa dos direitos socioassistenciais definidos como campo da Política de Assistência Social.

Cabe ainda, contribuir no processo de identificação e reflexão crítica e sistemática sobre a adequação de sua atuação aos imperativos legais e regulamentares da área, os entraves e barreiras interpostos ao bom desempenho de suas atribuições e ao funcionamento dos conselhos e o reconhecimento da importância e dos meios de articulação entre os conselhos de Assistência Social e destes, com as demais instâncias e instrumentos de controle das políticas públicas.

O SUAS e a promoção ao Mundo do Trabalho

O Objetivo deste treinamento  consiste em oferecer aos profissionais  do SUAS, orientações teóricas e práticas sobre como desenvolver Projetos e Planos de Ação com foco na população que se encontra fora do mercado formal de emprego e que estão inseridos nos programas de transferência de renda da Assistência Social, como Programa Bolsa Família. Este treinamento  tem como metodologia a realização de Oficinas que ofereçam um conjunto de ações , voltadas à promoção da inclusão produtiva de pessoas em situação de vulnerabilidade social, abordando aspectos socioemocionais que favoreçam o desenvolvimento pessoal e profissional dos participantes.

Educação Permanente na prática dos trabalhadores do SUAS

Esta Capacitação traz uma leitura prática sobre a implantação e implementação da Educação Permanente nos municípios de pequeno, médio e grande porte, demonstrando como a utilização da realidade local pode ser o conteúdo básico para a construção de práticas inovadoras, junto a gestão e as equipes, no sentido de oferecer um repensar contínuo sobre os resultados e impactos gerados pela atuação dos técnicos de nível superior e médio, no processo de transformação da vida das pessoas atendidas ou acompanhadas nos serviços socioassistenciais.              

Capacitação dos profissionais que oferecem suporte as Atividades desenvolvidas no SUAS

Trata-se da formação de todos os demais profissionais que atuam em Unidades da Proteção Social Básica ou da Proteção Especial  da Assistência Social, Centro Pop, Unidades de Acolhimento Institucional entre outros; com o objetivo de inseri-los na rotina de Ações desenvolvidas nestes locais ,tendo pleno conhecimento sobre a Política Pública da Assistência Social e sobre sua contribuição enquanto trabalhador do SUAS. Estes profissionais efetivamente realizam o atendimento na recepção, dirigem os veículos da Unidade, fazem a vigilância e o controle de acesso, higienização do ambiente e ainda, para aqueles que atuam nos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos ou Centros Dia.

Consultoria Especializada para implantação e implementação de serviços socioassistenciais, vinculados a Política Pública de Assistência Social no município.

O propósito é instrumentalizar a Gestão e as equipes para a construção de processos de implantação e implementação de serviços, programas e projetos da Política Pública da Assistência Social, oferecendo todo o embasamento teórico que deve nortear cada equipamento e/ou serviço, bem como toda metodologia específica para cada Unidade de assistência social e seus serviços, programas e projetos dentre os quais destacamos:

CRAS – Centro de Referência de Assistência Social; CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social; Centro Pop – Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua; Centro Dia – Centro Dia de Referência para Pessoa com Deficiência e suas Famílias; Unidades de Acolhimento – Casa Lar, Albergue, Abrigo Institucional, República, Residência Inclusiva, Casa de Passagem.

Serviços Proteção Social Básica:

a) Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF);

b) Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos;

c) Serviço de Proteção Social Básica no domicílio para pessoas com deficiência e idosas.

 

Serviços de Proteção Social Especial de Média Complexidade:

a) Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI);

b) Serviço Especializado em Abordagem Social;

c) Serviço de Proteção Social a Adolescentes em Cumprimento de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida (LA), e de Prestação de Serviços à Comunidade (PSC);

d) Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência, Idosas e suas Famílias; e) Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua.

 

Serviços de Proteção Social Especial de Alta Complexidade: a) Serviço de Acolhimento Institucional, nas seguintes modalidades:

a) Abrigo institucional; Casa-Lar;- Casa de Passagem; Residência Inclusiva.

b) Serviço de Acolhimento em República;

c) Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora;

d) Serviço de Proteção em Situações de Calamidades Públicas e de Emergências.

Treinamento de novos Gestores, Secretários e Equipes sobre Administração Pública e a Política da Assistência Social/SUAS.

Este treinamento tem como foco promover todo o conhecimento necessário para a realização do processo de transição de governo na administração pública municipal, com foco na Política Pública da Assistência Social, oferecendo todas as informações necessárias que possam favorecer este trabalho de” passagem de bastão” , assegurando a instalação da equipe de transição; a preparação de relatórios e ainda, disponibilização de informações e o encerramento da transição com a publicação dos documentos. Toda  a organização destas tarefas e a metodologia a ser aplicada, deverá ser realizada pela SUASConsultoria ou a mesma, poderá promover um trabalho de supervisão e orientação quanto a todas as etapas previstas neste processo de trabalho.

AS OSC’s – Organizações da Sociedade Civil e o SUAS – Sistema Único de Assistência Social

Treinamento de corpo diretivo e equipe operacional de Organizações sem fins lucrativos referentes aos serviços, programas e projetos de assistência social, seja para criação ou reordenamento de serviços ou ainda para inscrição no Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS, apresentando dentre principais temas:

O que é uma organização da sociedade civil – OSC e como fazer parte da Rede do Sistema Único de Assistência Social – SUAS;

Os  níveis de reconhecimento de uma OSC no SUAS ;

Inscrição no Conselho Municipal de Assistência Social;

Cadastro Nacional de Entidades de Assistência Social - CNEAS;

Captação de recursos;

Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil e a celebração de parcerias e acesso a recursos públicos;

Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social - CEBAS  para que serve E  quem pode requerer a certificação.

Construção de Plano Municipal da Assistência Social.

A elaboração do Plano Municipal de Assistência Social – PMAS é condição para o cofinanciamento federal aos municípios, conforme estabelece o Artigo 30 da Lei Orgânica de Assistência Social – LOAS. Portanto, todo município precisa ter aprovado seu PMAS no Conselho de Assistência Social.

O Plano Municipal de Assistência Social faz parte do planejamento da gestão, o qual estabelece suas metas, diretrizes e objetivos estratégicos no enfrentamento das vulnerabilidades e riscos e o monitoramento e avaliação das ações implementadas em médio e longo prazo.

Assim, a SUAS Consultoria se propõe a orientar, instruir e supervisionar a elaboração do Plano Municipal da Assistência Social de forma dinâmica, objetiva e funcional, até a aprovação no CMAS e sua publicação no boletim do município.

Organização de Conferências Municipais.

As Conferências Municipais de Assistência Social são eventos importantes para a participação social e o controle das políticas de assistência social no Brasil. É um momento em que poder público e sociedade civil se reúnem para estabelecer metas e prioridades de investimentos e ações de assistência social no município.

AS Conferências têm como objetivo avaliar a política de assistência social e propor novas diretrizes, com o intuito de melhorar os serviços, programas e projetos e assim, melhorar as condições de vida da população em seus territórios.

A SUAS Consultoria, realiza todas as etapas necessárias para organização de uma Conferência Municipal, que consiste desde o chamamento da Conferência, criação de comissão de acompanhamento até o relatório final.

Solicite um contato

Solicite mais informações

Deixe aqui seu contato que retornamos para apresentar nossos serviços.